Buscar
  • Escola Descobrindo a Vida

Adaptação na Educação Infantil


A família é o primeiro grupo social em que a criança convive. É nessa relação – principalmente com a mãe – que a criança aprende conhecimentos sobre a linguagem usada, os hábitos de higiene e de alimentação, a forma de moradia, lazer, estilo de música escutado pela família e as normas de comportamento. Através do grupo familiar ela entra em contato com os usos e costumes da comunidade em que passa a viver quando nasce.

Família e comunidade são assim, para a criança, as primeiras fontes de informação sobre o mundo.

Na medida em que a criança cresce, alguns dos aspectos do seu processo de socialização são entregues a uma instituição diferenciada – a escola.

A entrada na escola é o momento em que saindo de casa, ingressa num meio social mais amplo, desligando-se, durante parte do dia, do meio familiar, onde viveu quase exclusivamente até então. A criança pequena defronta-se então com novas questões de sociabilidade e terá que se relacionar com seus semelhantes – as outras crianças– e com elas dividir seus brinquedos e materiais, situação que será organizada e mediada pelo educador.

Durante o período de adaptação, o educador irá se aproximando de seus alunos, respeitando os sentimentos e a maneira de ser de cada um.

A escola possibilita o desenvolvimento da identidade, da autonomia das crianças além de ser um espaço de conquista, obtido nos trabalhos individuais e coletivos como jogar, desenhar, pintar, modelar, ouvir histórias, brincar no pátio, passear e se relacionar com colegas, educadores e assim por diante.

O educador é aquele que faz uma ponte entre a criança e o desconhecido, trazendo os objetos de conhecimento para perto, tornando-os observáveis, palpáveis e familiares. Essa função será exercida por intermédio de propostas pedagógicas, discussões em grupo, conversas particulares, enfim, atividades que constituem de forma flexível a rotina da criança na escola.

Toda a nossa programação respeita a característica da primeira infância, onde as crianças vêem e se relacionam com o mundo a partir de seu ponto de vista (egocêntrico) e visamos que progressivamente possam considerar o outro, suas opiniões, contribuições e experiências.

É dentro desta perspectiva que vamos inserindo as crianças, neste novo contexto social, e assim trabalhamos com todas as áreas do conhecimento.

Tudo isso garantindo o espaço das manifestações do brincar, tanto espontâneas como no jogo didático direcionado.

Os sentimentos da família em relação à escola e a respectiva entrega de seu filho aos cuidados de outros adultos é fator decisivo na evolução da adaptação e segurança da criança.

A escola tem uma programação facilitadora para esse período e promove orientação às famílias no sentido de vivenciá-lo harmonicamente.

Nos casos de choro e insegurança, que podem acontecer e são bastante comuns, aconselhamos o acompanhante a permanecer disponível durante o tempo que for necessário, para apoiar a criança nessa etapa e se tranquilizar em relação a sua escolha.


Equipe Pedagógica

0 visualização

R. Prof. Clemente Pinto 701 :: Bairro Teresópolis :: Porto Alegre/RS
Tel (51) 3233.0829 :: E-mail edescobrindoavida@gmail.com